quinta-feira, 23 de agosto de 2012

citações de poetas pagãos em Paulo


ALGUMAS DAS CITAÇÕES “PAGÃS” USADAS POR PAULO:
1)At.17:18-28: E alguns dos filósofos epicureus e estóicos contendiam com ele, havendo quem perguntasse: Que quer dizer esse tagarela? E outros: Parece pregador de estranhos deuses; pois pregava a Jesus e a ressurreição. Então, tomando-o consigo, o levaram ao Areópago, dizendo: Poderemos saber que nova doutrina é essa que ensinas? Posto que nos trazes aos ouvidos coisasestranhas, queremos saber o que vem a ser isso. Pois todos os de Atenas e os estrangeiros residentes de outra coisa não cuidavam senão dizer ou ouvir as últimas novidades. Então, Paulo, levantando-se no meio do Areópago, disse: Senhores atenienses! Em tudo vos vejo acentuadamente religiosos; porque, passando e observando os objetos de vosso culto, encontrei também um altar no qual está inscrito: Ao Deus Desconhecido. Pois esse que adorais sem conhecer é precisamente aquele que eu vos anuncio. O Deus que fez o mundo e tudo o que nele existe, sendo ele Senhor do céu e da terra, não habita em santuários feitos por mãos humanas. Nem é servido por mãos humanas, como se de alguma coisa precisasse; pois ele mesmo é quem a todos dá vida, respiração e tudo mais; de um só fez toda a raça humana para habitar sobre toda a face da terra, havendo fixado os tempos previamente estabelecidos e os limites da sua habitação; para buscarem a Deus se, porventura, tateando, o possam achar, bem que não está longe de cada um de nós; pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos, como alguns dos vossos poetas têm dito: Porque dele também somos geração.

·“Como alguns dos vossos poetas têm dito” – Paulo sabia que os atenienses não conheciam o Antigo Testamento. Assim, para alcançar a platéia fez uso de seus próprios poetas. Embora aquelas palavras se referissem a Zeus, o chefe dos deuses gregos, Paulo aplica as citações ao Deus Vivo dos Céus. Nesse trecho Paulo faz uso de três deles: EpimênidesCleanto e Arato.

·“...Pois nele vivemos, e nos movemos, e existimos”citação da obra “Cretica”, do poeta Epimênides (600 a.C.), natural de Cnossos, em Creta. Era conhecido por suas predições e sabedoria. Escreveu oráculos e poemas de cunho mitológico e teológico.

·“...Porque dele também somos geração...”, citação das obras de Cleanto e de Arato, as quais possuíam similaridade extremo à que aqui vemos invocada.
üCleanto, o filósofo estóico grego (331-233 a.C.), em seu poema “Hino a Zeus”, tem uma linha similar em extremos à que aqui vemos citada:
Mais glorioso dos imortais, de muitos nomes,
Todo-poderoso e para sempre, tu, ó Zeus,
Soberano da natureza, e que guias com tua mão
Tudo quanto existe, saudamos com louvores. Justo
É que os mortais te invoquem em harmonia,
Pois somos tua geração, e nós somente,
De tudo quanto vive e se move sobre a terra,
Recebemos o dom da linguagem imitativa.

üArato, poeta originário de Soli, uma cidade pertencente à própria província de CilíciaArato viveu em cerca de 300 a.C (315-240 a.C). A linha citada foi extraída de seu poema didático chamado “Fenômenos”, que foi composto a fim de relatar os fatos principais da ciência astronômica e meteorológica, conforme os conhecimentos da época. Esse poema tem início com uma invocação Zeus, e é exatamente essa invocação que encerra a linha citada por Paulo:
De Zeus começa; jamais deixemos
De amar seu nome. Com ele, Zeus, estão cheios
Todos os caminhos que palmilhamos, e todos os negócios dos homens;
Enche “ele” também o mar, todo o ribeiro e baía;
E todos, em tudo, precisamos da ajuda de Zeus,
Pois também somos sua geração (Fenômenos, 1-5)

2)Co.15:33: “Não vos enganeis: as más conversações corrompem os bons costumes.

·“as más conversações corrompem os bons costumes” –  Essa citação de Paulo foi extraída da comédia grega de Menandro, da obra “Thais”.

üMenandro (300 a.C.), cujos escritos, os coríntios conheciam, foi um autor pagão, cujas citações circulavam verbalmente entre muitos.

3)Tt.1:12: “Foi mesmo, dentre eles, seu próprio profeta, que disse: Cretenses, sempre mentirosos, feras terríveis, ventres preguiçosos. Tal testemunho é exato. Portanto, repreende-os severamente, para que sejam sadios na fé.

üEpimênides, mais uma citação desse poeta pagão, conhecido por suas predições e sabedoria. Escreveu oráculos e poemas de cunho mitológico e teológico.

28 comentários:

  1. Muito Bom!
    Parabéns, riquíssimas as informações, Bem elaboradas e pesquisadas,Fiquei muito feliz por descobrir esse blog.
    Tenho Muito interesse nessas Áreas da Teologia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Parabéns pela aula, caso alguém queira conhecer mais sobre às línguas originais da Bíblia:
      http://migre.me/wotlw

      Excluir
  2. E por que a Escolástica foi e é tão criticada por aplicar os ensinos de Aristóteles é Platão

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por pura ignorância ou pela ideia pífia de que a Bíblia é a Palavra de Deus, ou seja, uma espécie de citação divina ao pé do ouvido dos escritores bíblicos. Como toda literatura, os livros bíblicos são forjados dentro de um contexto sócio-cultural e político bem específico, fornecendo cosmogonias, teologias e filosofias díspares e riquíssimas do ponto de vista cultural. O próprio Paulo é um intelectual devedor da cultura grega.

      Excluir
    2. Em momento algum Paulo disse que era devedor da cultura grega.

      Excluir
    3. Realmente, as citações são somente para enfatizar uma tese que ele está propondo, em nenhum momento Paulo se diz devedor nem de gregos e nem de judeus.

      Excluir
    4. Ubiraci Moraes, não se trata de ignorância. Ao contrário, é por meio da erudição que se pode concluir que a filosofia tomista-aristotélica está totalmente equivocada quando associa Deus ao primeiro motor imóvel e, como tal, é o princípio do Filho naquilo que é conhecido com geração eterna; um conceito não bíblico. A filosofia é ótima para descrever com sólidos argumentos a origem do universo, por exemplo, mas é um desastre ao ser utilizada para descrever a natureza ontológica de Deus. Portanto, o mais seguro é, nesse caso, ficar unicamente com a revelação (Bíblia) e deixar de lado a especulação humana (filosofia).

      Excluir
    5. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    6. Acredito que a capacidade de aculturamento do Apostolo não deve ser interpretada como sendo este devedor da cultura grega e de nenhuma outra. É fato que o homem (Paulo) foi escolhido por Deus para trazer a espinha dorsal da teologia cristã. E que este se utilizou das ferramentas culturais e históricas em sua época para transmitir e elucidar a mensagem da cruz. No entanto, em todo o tempo ele deixa claro sua fé e entrega unicamente ao evangelho de cristo apresentando-se como sendo prisioneiro de Jesus e reconhecendo Nele - após sua conversão - a razão e o sentido de sua vida. E não pouca vezes, o mesmo apostolo, nos adverte a tomarmos cuidado com o uso dessas filosofias, deixando claro que mesmo ele usando-as não e um caminho muito seguro para se trilhar Cl 2.8).

      Excluir
    7. Ubiraci Moraes, Voce esta errado.

      Excluir
    8. Ibiraci sem dúvida é um intelectual, homem douto, provido de muito conhecimento humano secularizado, porém neófito nas escrituras.

      Excluir
  3. Quando paulo prega aos gregos e óbvio que ele usa ilustrações que ficam claros a eles se fez de tudo para todos como diz em coríntios não falando nada que vá de encontro aos escritos e sim de encontro o mesmo ocorre em Judas quando este cita os apócrifos em sua epístola e.todas as citações fazem indiretamente referência ao antigo testamento especialmente os livros de salmos e proverbios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Paulo se dirigia a todos de acordo com os seus pensamentos e filosofias e costumes, para que as pessoas entendessem a ele e a mensagem do evangelho.1 Cor 9:20-22.

      Excluir
  4. questões muito bem elaboradas, e também muito bem esclarecidas, resta agora q cada um pegue a sua parte como melhor lhes convém,sabendo q a bíblia é a verdade absoluta pois s trata da palavra do onipotente

    ResponderExcluir
  5. Paulo usou pensamentos filosóficos que tinham coerência com o poder e a grandeza de Deus já escritos na palavra para poder pregar a esse povo...

    ResponderExcluir
  6. Ubiraci é um verdadeiro exemplo do que Paulo diz sobre não vos enganeis as más conversações corrompem os boms costumes. Para mim Paulo provou pouco mais e sua inteligência divina.

    ResponderExcluir
  7. Ubiraci Moraes - A Biblia é a pura Palavra de Deus.Se Paulo usasse a linguagem e a cultura dos céus o senhor e milhares de pessoas não entenderiam a mensagem da Cruz.Jesus mesmo usou fatos do dia a dia para ensinar,nós chamamos de Parabola. Paulo usou a filosofia que ja era conhecida para ensinar a Biblia.Lembrando que filosofias,mitologias e outras ciencias foram preparadas por Deus como servas para prear a Palavra.

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto, alguém sabe me explicar por que em algumas traduções a passagem de Tito se refere a "profeta" e não a "poeta"?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Porque assim eram chamadas pessoas que previam o futuro.

      Excluir
  9. OBRIGADO PELA RICA CONTRIBUIÇÃO, DEUS CONTINUE ABENÇOANDO.

    ResponderExcluir
  10. Excelente esclarecimento, parabéns. E oro que o senhor que diz que a bíblia não é a palavra de Deus, seja alcançado pela graça de jesus tendo seus olhos abertos para a verdade que salva.

    ResponderExcluir
  11. Excelente conteúdo! Realmente o Apóstolo Paulo fez muita menções filosóficas transculurais:"fiz de tolo para ganhar os tolos, fiz de sábios para ganhar alguns", "usou paixão grega pelo esporte em tarefa missionária

    ResponderExcluir